sexta-feira, 5 de março de 2010

Teatro, Corpo e Voz – O ator na sua totalidade


Organicidade, organização, orgãos, orgânico. Tudo remete a uma natureza, organizada, que de forma sinérgica, trabalha, com órgãos que aparentemente independentes, funcionam para o equilíbrio de um "Todo". Desta forma, ao falar da organicidade Vocal do Teatro, acabamos por esbarrar na Holística, ou seja, o nosso organismo funcionando como um todo, sendo também um espaço “sagrado”. Assim, a organicidade no trabalho do ator, é a interação entre a alma (psiqué), como elemento do “sagrado”, e o corpo, que liga o sagrado ao físico. O corpo é o canal de comunicação, assim o corpo do ator, com todas as suas potencialidades (voz e gestos) servem como o meio de comunicação do Teatro com o espectador.

Desta maneira percebemos que no teatro, todos os elementos devem trabalhar harmoniosamente, buscando o equilíbrio da encenação. Este equilíbrio está associado diretamente ao comprometimento do ator, que deverá estar voltado completamente à sua criação, buscando equilibrar-se ao “Holos” da encenação, e assim alçando sua busca pela “própria humanidade” ou até mesmo de sua própria “mitificação” ( a busca pelo mito pessoal é bastante encontrada na pesquisa de Renato Cohen, onde ele propõe esta busca a partir de diários de bordo, chamados por ele de “look at yourself”).

Sendo assim, para o Teatro, não basta o ator “estar” simplesmente. É preciso que ele “seja”, de maneira íntegra, integral e inteiramente no Teatro. Buscando um corpo (Quando digo corpo, digo-o de maneira também integral, com todos os seus orgãos e funcionalidades. Assim, subentende-se que a voz também está presente) “Extra-Cotidiano”, consciente e ativo. Um corpo que esteja sempre numa constante relação dialética com a mente, lembrando que nem o corpo e nem a mente existem de maneira dissociada, pois o corpo é a ligação do nosso sagrado com a natureza, o mundo, nos ampliando as percepções sensoriais, e assim ampliando também a consciência do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário