sexta-feira, 20 de maio de 2011

Linguagem, Técnica e Voz

Falar de voz, técnica e linguagem isoladamente, sobre cada um destes tópicos já é por si só uma tarefa difícil e que renderiam grandes discussões sobre os temas. Falar sobre as três então..

Primeiro, devemos entender necessariamente do que se trata cada coisa. Quando falamos de Voz, estamos falando especificamente da capacidade humana de comunicar-se verbalmente por meio da fala, o que já nos remete quase que automaticamente ao conceito de linguagem.

A Linguagem por sua vez, é o tópico mais abrangente e contraditório desta discussão. Pois se considerarmos que a linguagem serve-se para comunicar, existem diversas linguagens, e é justamente as características específicas que compõem cada tipo de de linguagem. Daí, falar de linguagem, seria também enumerar os tipos de linguagem.

Consideremos que a linguagem aqui discutida é a linguagem artística, mais especificamente a linguagem teatral; isto é, se considerarmos que a arte é linguagem, e que o Teatro também é linguagem. Sendo assim, como qualquer outra forma de linguagem, o Teatro possui códigos e signos pré-estabelecidos entre os comunicadores (emissor e receptor), que facilitam a comunicação.

Porém a arte, diferente da linguagem normalmente usada no dia, que pretende comunicar de maneira mais clara e direta, se utiliza de funções diferentes, buscando outros meios de linguagem, através dos sentidos e das emoções, por exemplo.

É neste contexto que podemos inserir a noção de Técnica. Primeiramente, a palavra técnica surge com o significado de Arte (a tradução do grego techné é arte). A técnica é um conjunto de procedimentos que tem objetivo um determinado resultado.

Como a técnica não exclui a criatividade, muito pelo contrário, ela vem com um fator que contribui, a técnica no Teatro tem o intuito de facilitar a comunicação entre ator e espectador, fazendo com que o artista cênico, com domínio da técnica possa criar, através da sua voz e corpo, imagens e despertar em quem assiste sensações e sentimentos.

Assim a técnica na linguagem teatral é um agente catalisador desta comunicação, sendo um meio de conseguir comunicar ao espectador de forma mais objetiva e íntima. Na Voz, esta técnica, permite ao ator desenvolver vocalidades diversas, sons e entonações distintas, que fará com que este mesmo ator tenha um leque de possibilidades de criação, e que sua execução seja a mais próxima do ideal, no sentido da linguagem, que é comunicar. No caso da linguagem artística, comunicar direto com os sentidos, com os sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário