quarta-feira, 24 de março de 2010

Que Corpo é este?


"Crie seu próprio método. Não seja dependente, um escravo. Faça somente algo que você possa construir. Mas observe a tradição da ruptura, eu imploro."
Stanisláviski


O que é um Corpo? As ciências físicas me responderiam: "Tudo aquilo que tem massa e ocupa um lugar no espaço." Mas, será que meu corpo é apenas isto? E qual lugar eu ocupo no espaço?
Conhecer o próprio corpo e suas possibilidades é essencial no Teatro. Pois a arte da encenação é justamente "ser" algum corpo ocupando o espaço da cena. Para isto o ator precisa entender que corpo ele tem, para depois saber como utilizá-lo.
Assim, o corpo do ator é como se fosse um "papel em branco" que tivesse que ser preenchido com vida, com força, e acima de tudo com consciência.


Perguntam-me sempre: "O que é a técnica do ator?" Eu também me questiono sempre sobre isto, e uma das últimas conclusões que tirei a respeito sobre este assunto (estudando, discutindo e fazendo Teatro) é que a Técnica nada mais é do que a Consciência.


Por exemplo: Os que podem andar fazem isto sem nenhum esforço psicológico, e na maioria das vezes, sem muito esforço físico. Quando alguém diz para uma outra pessoa para esta andar para que ele possa ver, esta pessoa que antes andava com "naturalidade" passa a ter dificuldades de realizar uma ação totalmente cotidiana. Por que isto acontece? Oras, porque a representação é uma ação "Extra-Cotidiana", da qual a maioria das pessoas não possui Consciência das próprias ações cotidianas, e por isto não saberão representa-las. Daí a importância da Consciência de si e das possibilidades do seu instrumento de vida: O Corpo.


Para adquirir esta Consciência, é necessário um exercício de auto-observação, e de observação da realidade a sua volta. Afinal de contas, o Teatro é a mimese da realidade, seja apenas como simples representação, seja para subverter o sentido do que é realidade, pois mesmo para subverter, precisamos conhecer o que é real. Assim, o Ator é o observador de si mesmo e da realidade. E a consciência técnica deste corpo que irá representar será adquirida através de treinamentos freqüentes para a descoberta deste "corpo em si", para transformá-lo em uma "massa de modelar", que poderá se transmutar em vários corpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário