sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Look at Yourself

Dentre os pressupostos no processo de criação do Work in Progress de Renato Cohen, há a premissa de que o ator/performer deva relatar seu processo, numa espécie de diário de bordo, chamado por ele de Look At Yourself (olhe para si mesmo, numa tradução simplista), com vistas a desenvolver uma espécie de  "mito pessoal" do próprio ator, e também de maneira objetiva, auxiliar no processo de criação da persona/personagem, através das memórias sobre cada momento dos treinamentos, laboratórios e ensaios. Mas, numa maneira mais profunda, funciona também como meio do despertar da consciência sobre a criação e assim auxiliando no preparo técnico do ator e também funcionando como uma válvula para o surgimento de idéias e insights.

Tal procedimento não necessita ser meramente descritivo, um simples diário, mas um mecanismo de criação, que pode ser trechos de estudos de outros autores, colagens de imagens e textos, mas preferencialmente que se utilize da criação pessoal, de uma maneira poética e sincera, de uma verdade interna de si, ou pelo menos de uma tentativa desta verdade, desta emissão deste grito interior, que percorre todo o ser e silencia-se no vazio do peito.

Assim, nestes mesmos diários podemos inserir notas sobre o processo, a partitura vocal e corporal,a discussão e a relação com os companheiros de montagem, afim de estabelecer um diálogo que ultrapasse as paredes da sala ensaio, pois o verdadeiro processo de criação dá-se fora, neste momento. A sala de ensaio é o momento de revelar tal criação, tal trabalho de investigação.


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